quarta-feira, 4 de junho de 2014





ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA.







INTRODUÇÃO

O  Estágio Supervisionado da disciplina  Língua Inglesa foi realizado sob a orientação da professora orientadora, Isa Úrsole, no Colégio Polivalente de Paulo Afonso, no dia 29 de maio de 2014. Ministrados pelos alunos: Diogo Souza, Fabrina de Oliveira, Girlene Gomes, Luciene da Silva Soares.
Tendo em vista a importância da língua inglesa no mundo, a oficina teve como objetivo desenvolver a habilidade da leitura em língua estrangeira (inglesa) através de estratégias e atividades que auxiliem os alunos na compreensão e tradução de textos sem o auxílio do dicionário contribuindo assim, para a formação de leitores mais eficientes e autônomos.

Foram trabalhados as seguintes estratégias:

 GÊNEROS TEXTUAIS
São tipos de textos que possuem função comunicativa específica, caracterizam-se por organização, estrutura gramatical e vocabulário específico, assim como pelo contexto social em que ocorrem.
Reconhecer os gêneros de um texto significa ter conhecimento de seu layout, isto é das características próprias a ele, as quais o distinguem de outros gêneros.

 COGNATOS
A semelhança existente entre a língua portuguesa e a língua inglesa em termos de vocabulário deve-se principalmente ao fato de o português ser uma língua latina e de grande parte do vocabulário inglês provir do latim. Por essa razão, até os leitores que julgam nada saber sobre a língua inglesa conseguem reconhecer muitas palavras em textos nesse idioma.
Por exemplo: important, necessary, modern, dictionary, Interpretation, vocabulary, radio,cinema, map, etc. Tais palavras são denominadas COGNATOS.

OS FALSOS COGNATOS!
São palavras na língua inglesa que possuem grafia e sonoridade semelhantes algumas palavras da nossa língua, porém possuem significados diferentes. 
Ex.: actually, cigar, college, data, parents, relatives, pretend...etc. 


 CONHECIMENTO PRÉVIO
A compreensão de um texto depende em grande parte de conhecimento que o leitor já possui e que encontra armazenado em sua memória – ou seja, de seu conhecimento prévio.
Esse conhecimento resulta da aprendizagem acumulada com base nas experiências vivenciadas pelo indivíduo ao logo do tempo e pode ser acessado para auxiliar na assimilação de informações novas.
O conhecimento prévio é um recurso fundamental no processo de compreensão, pois possibilita a formulação de hipóteses e inferências pertinentes ao significado do texto.


SKIMMING

Leitura rápida para ter uma ideia geral do texto, usando todos os recursos dos quais o texto dispõe, incluindo , título, ilustrações, datas, fontes,   tabelas, etc.

SCANNING
Procurar informações específicas no texto sem o ler integralmente.



 Referências

ABSY Conceição; COSTA, Gisele Cilli da; MELLO, Leonilde Favoreto de; SOUZA, Adriana Grade Fiori. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal, 2005.



FOTOS




montagem da  oficina.





Ministrantes da oficina e alunos.




Ministrantes da oficina e a prof titular Isa Ursole.





alunos: Girlene, Luciene, Diogo e Fabrina.



considerações:  

Diogo de Oliveira Souza:

A oficina foi muito construtiva e marcou de forma positiva a conclusão dos estágios de Língua Inglesa. O estágio configurou-se como sendo uma passagem importante, pois de certa forma é a iniciação da nossa carreira profissional. Sem dúvida um momento único em nossas vidas. Agradeço a todos os meus colegas de sala e em especial as minhas parceiras de oficina Girlene, Luciene e Fabrina pela paciência e dedicação. Agradeço ainda a professora Isa Úrsole pelas orientações e o ensinamento ao londo de todo o curso. 


Girlene Gomes Silvério:


Pode-se dizer que a oficina de estrategia de leitura no colégio Polivalente foi muito gratificante.
Os alunos me surpreenderam, pois imaginei que por serem turmas de 1° e 3° ano do ensino médio não fossem presta atenção e nem colaborar com as atividades propostas, porém foi o contrário, eles interagiram conosco, tiraram dúvidas e prestaram atenção. Deu para perceber que muitos tinham uma base de inglês e já sabiam. por exemplo, o que são cognatos e falsos cognatos. Enfim, não poderia ter sido melhor a nossa oficina.


Fabrina Oliveira: 


A observação foi um momento privilegiado de exploração e conhecimento do nosso campo de estágio, uma maneira sutil de entrarmos nesse espaço tão rico e complexo que é a sala de aula, por vezes mais desafiador que o discurso vazio sobre educação pode prever. 

A realização desta oficina foi de grande importância para mim, foi uma experiência muito boa trabalhar com alunos de 3º ano do Colégio Polivalente.


Luciene Soares:  



Ao término dessa experiência fica a certeza do que quero profissionalmente e também a certeza de dever cumprido. O estágio obrigatório é a entrada de acesso para a realização de estar perto do alunado. Compartilhar a experiencia com os alunos do ensino médio favoreceu o meu aprendizado e a minha didática. Agradeço aos meus colegas de oficina e também a minha professora Isa Ursole que nos orientou o tempo todo e tivemos a recompensa com o respaldo dos alunos que adoraram a oficina 




Um comentário:

  1. Casino - Mapyro
    Find the best casino near you 충청북도 출장마사지 on Mapyro! 밀양 출장마사지 You can also find 전주 출장안마 all the other best casinos 파주 출장안마 in the 광주 출장마사지 region. Save your time and spend on upcoming

    ResponderExcluir